Farol do Macúti, Beira

Farol do Macúti, Beira

Search This Blog

Tuesday, May 14, 2013

O Que Querem de Nós?


Numa de Globalização, pensava com os meus botões sobre a crise que os Globalizadores (Europa, Américas) atravessam e por afinidade de língua pensei em Portugal e concentrei-me nas palavras de Aníbal Cavaco Silva, seu presidente:

"Ainda não sei quanto irei receber. Tudo somado, quase de certeza que não vai chegar para pagar as minhas despesas, pois eu também não recebo vencimento como presidente da República. Mas não faço questão quanto a isso. Felizmente, durante os meus 48 anos de casado, eu e a minha mulher fomos sempre muito poupados. Todos os meses, fizemos questão de colocar alguma coisa de lado. Portanto, posso gastar, agora, parte das minhas poupanças". Se o presidente do país, lamenta-se o que dizer do simples cidadão?

Simples: emigrar. O 1.º Ministro, tipo expedito parece ter a solução, e aconselhou aos professores a fazê-lo e indicou destinos: "Em Angola e não só. O Brasil tem também uma grande necessidade ao nível do ensino básico e secundário". Passos Coelho mal consegue gerir o seu país mas conhece as lacunas da mais recente potência mundial: o Brasil. Posto isto onde entramos nós?

O 103.º país no índice de prosperidade no mundo, que recebe e acolhe semanalmente centenas de portugueses que poucas semanas depois e de certeza com algum suborno (cunha) já têm um bilhete de Identidade que os moçambicanos levam meses, anos até para ter. Outros têm empregos chorudos em empresas portuguesas ou com capital português, insultam recorrentemente, os colegas moçambicanos, abusam as autoridades "corruptas e ignorantes" de um país atrasado.

Pergunto eu: Onde estavam estes moçambicanos/portugueses, ou portugueses/moçambicanos quando Smith bombardeava destruindo e incediando escolas, aldeias e destruía infraestruturas? Onde estavam os meus queridos conterrâneos nos anos em que os moçambicanos morríam trucidados, pilados, seviciados e esquartejados por hordas de sorumáticos e paladinos da democracia? Onde estavam quando intercalávamos as aulas com as longas sessões na bicha para comer, vestir e beber? Onde estavam os que hoje discutem a politica nacional, criticam as autoridades, dizem-se moçambicanos, dão aulas de Democracia, e moçambicanidade, ofende,insultam o país e as gentes que cobardemente abandonaram nos piores momentos da sua existência? O que querem de nós? o que querem nesta terra de pretos?

No comments: